31 Maio, 2023

Alunos do 7º ano se reúnem para Projeto Interdisciplinar

Proposta ocorreu com com os professores de Língua Portuguesa e de Ciências

Como parte da proposta de ensino do Colégio Martinus - Bom Pastor, os alunos do 7º ano se reuniram em um Projeto Interdisciplinar com os professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Taciane Ienk, e de Ciências, Guilherme Bren. O Projeto foi idealizado durante a elaboração dos planejamentos semestrais na Semana Pedagógica de 2023 e o tema escolhido pelos professores foi “Pequenas ações que podem mudar o mundo”. Além da temática estar presente nos conteúdos previstos de ambas as disciplinas, os professores viram uma oportunidade para não apenas refletir, mas mostrar aos alunos, na prática, que é possível transformar lixo em vida.

Dessa forma, o Projeto propôs a produção de papel semente, uma técnica que vêm sendo adotada com frequência para a confecção de convites, etiquetas, confetes biodegradáveis, lembranças de eventos e folhetos informativos. O papel semente é um material biodegradável, ecológico e artesanal. Ele é feito com papel reciclado e com sementes, que podem ser tanto de flores quanto de legumes, verduras e hortaliças.

Assim, ao invés de descartar o papel depois de sua utilização, é possível plantá-lo para que as sementes germinem. Esse passo é simples: primeiro é necessário rasgar o papel, depois molhá-lo e plantá-lo em terra fértil. É importante que a terra forme uma camada de 1,5 cm acima do papel para que as sementes germinem e cresçam saudáveis. A terra precisa ser regada todos os dias, mas sem encharcar. O sol será um grande aliado ao crescimento das sementes, então é necessário plantar o papel em um local que receba raios solares diariamente.

Depois das aulas expositivas e introdutórias, a missão incumbida aos alunos foi que trouxessem de suas casas papéis que não eram utilizados, tais como cadernos antigos, livros, jornais, entre outros, e dessem início ao passo a passo da produção do papel semente, conforme demonstrado a seguir:

Depois de aparar as pontas irregulares do papel semente e com o auxílio do Professor Guilherme Bren, os alunos construíram um livro informativo sobre os 5 R’s (Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) que será exposto na Feira do Conhecimento da Escola Bom Pastor Martinus, no mês de agosto de 2023.

A utilização do papel para as aulas de Língua Portuguesa ainda está em desenvolvimento. Os alunos vão desenvolver dois Infográficos que também serão expostos na Feira do Conhecimento: um com o passo a passo da criação do papel semente e outro a respeito da importância do descarte e da separação correta do lixo que produzimos diariamente.

Com esse Projeto Interdisciplinar é possível (re)pensa e trabalhar, por meio da prática, sobre o mundo em que vivemos e que desejamos viver futuramente. A produção do papel semente é simples, mas demanda tempo, comprometimento e uma postura crítica, uma vez que com ela ajudamos a reciclar o lixo, a economizar água, a preservar as árvores e a reduzir a emissão de CO2.

Sejamos conscientes sempre!

Professora Taciane Ienk e Professor Guilherme Bren - Escola Bom Pastor Martinus