07 Marco, 2024

Alunos do 9º ano realizam exposição em comemoração da Semana da Arte Moderna

No mês de fevereiro, pudemos relembrar a Arte Moderna Brasileira, que ficou marcada pela Semana de 22, um marco para a Arte Nacional. Uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo, em um evento que reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.

Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. Juntos, eles buscavam uma renovação social e artística no país, evidenciada na "Semana de 22”.

O evento chocou parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”.

Mário de Andrade foi uma das figuras centrais da Semana de Arte Moderna de 22. Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti.

Além de ser um marco histórico para a nossa cultura, a semana de arte moderna foi um tema estudado pelos alunos do 9º ano, no primeiro mês letivo de 2024. Durante as aulas, os alunos conheceram diversos artistas brasileiros, as apresentações, exposições e obras presentes no evento. Alguns nomes já eram familiares, pois foram trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa, através da literatura brasileira.

Para sintetizar os estudos, os estudantes foram desafiados a confeccionar cartazes. E, após uma pesquisa mais aprofundada de artistas, locais de estudo, suas inspirações, e qual o suporte artístico (literatura, música, pintura, escultura, dança, etc), foi realizada uma exposição, servindo para os demais alunos conhecerem os artistas e o evento da Semana de 22.