01 Junho, 2023

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Você sabia que existe uma data que comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa?

No dia 5 de maio comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona. Como comemoração a esse dia, os alunos do 6º ano da Unidade Bom Pastor produziram um Cordel e realizaram a técnica de xilogravura em isopor. Com o objetivo de homenagear a data, a turma produziu um Cordel e utilizou a técnica de xilogravura em isopor, valorizando esse gênero como uma expressão cultural e linguística do nosso país.

A Literatura de Cordel teve sua origem em Portugal e foi trazida para o Brasil no final do século XVIII. O gênero fez-se popular no Nordeste e, em 2018, se tornou patrimônio cultural imaterial brasileiro, entrando na lista como 44º bem cultural imaterial registrado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além de ser uma atividade de alusão ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, a literatura de cordel complementou o conteúdo previsto para o 6º ano no primeiro semestre letivo.

Com o gênero, os alunos puderam explorar as marcas da oralidade, uma vez que essa é uma das características do cordel, observar como as narrativas são construídas e como esse gênero se enquadra nas narrativas de tradição oral.

Além disso, foi uma experiência nova para os alunos, que puderam ler alguns cordéis levados pela professora, bem como observar que eles trazem temas populares e da cultura brasileira por meio de versos repletos de rima e sonoridade.

As discussões das aulas de Língua Portuguesa foram direcionadas à variação linguística regional, por grupo social e por situação comunicativa. Para finalizar o conteúdo, a professora trabalhou com outras narrativas de tradição oral, como o conto popular, e apresentou a técnica de xilogravura como outra linguagem marcante da literatura de cordel (não verbal).

A xilogravura é uma técnica semelhante ao carimbo e, tradicionalmente, os cordelistas esculpem os desenhos em uma matriz de madeira. Contudo, os alunos do 6º ano executaram a técnica em isopor.

Processo de criação da Xilogravura em isopor:

Antes de iniciar a técnica de carimbo, os alunos produziam o texto do cordel e registraram no folheto entregue pela professora.

Em seguida, o desenho escolhido foi feito no isopor com o auxílio de um pincel ou de um lápis, é importante forçar o lápis ou o pincel para que o desenho fique realmente marcado no isopor e seja impresso no cordel. Chamamos essa placa de isopor de Matriz.

Depois que o desenho já estava pronto e bem contornado, os alunos passaram tinta na matriz com um rolinho de tinta.

Quando ficou completamente coberta de tinta, foi só carimbar no local desejado. Vale lembrar que a matriz não pode ficar encharcada de tinta, pois ela entrará nos vincos e prejudicará a técnica.

Assim, o cordel ficou ilustrado e pronto para ser cantado!